quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Penteados


São lindos. Se aplicam a todos os tipos de cabelos. Cada um com o seu estilo demonstrando e realçando a personalidade da modelo, assim como manda o visagismo.
Minhas intenções são voltadas para a área das noivas e debutantes. Maquiagem e Pentedos. É o que dá brilho a pessoa. Muda completamente. E a privilegiada se sente como uma estrela de Hollywood por um dia. O dia da transformação. Fantástico e não muda permanentemente as madeixas como a coloração e a progressiva/definitiva fazem...

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Nova Era

A batalha foi iniciada. A procura de um trabalho, fui enviando meus cartões de visita. Um a um. Salão em salão. Amigo a amigo. O Muzzy, coitado, conhece todo mundo, pedi logo pra ele ficar com uns dez pra distribuir sem comissão, só mesmo pela amizade.
No centro da cidade, fui logo na rua São Paulo, onde todos dizem que sempre há procura de cabeleireiros. A rotatividade é alta e há “precisa-se” por todo canto. Realmente o primeiro salão que entrei a dona já pediu logo pra eu fazer um teste que começaria no dia seguinte. Bom. Após uma escova caprichada e resultante de um esforço muito notável, pois ficou excelente pro cabelo que era, ela disse “tenho que conversar com o meu sócio e hoje mesmo te dou a resposta”.
No mesmo dia desacreditei, mas não desisti. A batalha continuou por outros salões por ali. Mas também fui procurar na savassi, onde me aconselharam uma vez que seria furada começar, pois só há “madame fresca” que vai reclamar se um fio fizer frizz. Lá encontrei um simpático salão com cara de centro, mas preço de savassi. Consegui marcar um teste para trabalhar na filial do Belvedere. O dono não compareceu no teste e mesmo assim eu o fiz. Após ver o resultado, que também era notável e audível pelos sussurros das manicuras, ouvi um “não vi como você trabalha e teremos que marcar novamente na semana que vem, pois nessa estarei viajando”.
Fiquei um pouco frustrada, mas não desisti. Não gosto de esperar, sou ansiosa e preciso ver o tempo passar e as coisas acontecerem. Por isso, não deixei de procurar salões e entregar meus cartões.
Hoje tive a confirmação. Vou começar de onde se começa. Como auxiliar de um excelente e elegante salão no bairro anchieta. Com grandes possibilidades de crescer, aprender e ser valorizada por gente que gosta de um trabalho realizado com minuciosidade e perfeição. Uma nova era inicia-se e eu estou pronta. Que venham as Madames!!!! (brincadeira... hehehehehehehe)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A Batalha

Tudo começou quando não havia mais motivos para ser da night. Garçonete é uma profissão muito ingrata. É muito gostoso, adoro trabalhar me movendo, em casas noturnas é melhor ainda.
Mas, chega um momento na vida que você pára e diz: Chega! Quero minha vida de volta. Onde vou chegar? Gerente? Nem ser gerente compensa... Ganha muito mal pra viver em função de tal.
Vamos pensar numa profissão que não necessite de faculdade (afinal, quem tem fome não espera, e minha filha tem muuuita fome). Mããããeeeee me ajuda! Abrimos o folheto de uma dessas empresas que dá curso profissionalizante e o curso que mais se parecia comigo era o de cabeleireiro.
Vamos à luta. Encarei um cursinho de 3 meses. Tudo era novidade, não sabia pegar a escova com o secador direito. Mas, como tudo que me empolga, me dediquei a fundo e concluí com louvor. Tirei 10 em todas as provas e trabalhos. E cada vez mais tinha fome de aprender e aprofundar os conhecimentos em corte, escovas, químicas, e etc.
Concluído o curso de qualificação, confesso que ainda estava um pouco insegura em todas as áreas. Foi aí que resolvi procurar uma escola-salão que manda muito bem. Lá fiz o curso de corte, no qual me identifiquei imediatamente. Tem muita gente por aí dizendo que encontrar o cabeleireiro ideal é mais difícil que encontrar sua alma gêmea. Porque sempre corta mais do que deveria, porque não faz exatamente o que você queria apesar de ter ficado bonito, porque são ciumentos (todos) com você e dão chilique (alguns) quando percebe que foi em outro salão.
Bom, o que percebi nesse tempo todo de cursos, é que a parte mais difícil é entender o que o cliente quer. Por isso é essencial que haja muita conversa entre profissional e cliente. Nisso já tenho alguma experiência no ramo de restaurante, bar e adjacentes. Cliente chato é cliente que quer atenção, quer ser mimado. Perguntar o tempo todo se está confortável, se aceita uma água, um café ou uma brisa de São Pedro é o início para desarmar uma pessoa que já chega com a intenção de reclamar de tudo. Saber o histórico de cada um não só é fundamental para não errar na hora de processar uma química no cabelo, como também nos ajuda a entender se está passando por uma fase difícil na vida que a faz perder os cabelos, o juízo, a calma assim como a depressão.
Após o curso de corte, veio o de química que inclui colorimetria, balaiagem, reflexos, relaxamento entre outros. Basicamente a gente paga para aprender a não derreter o cabelo das pessoas. Tem muito profissional na área que é muito antigo e acha que não precisa de reciclagem no assunto, e tem também aquele que começa a alisar o cabelo das primas, tias e sobrinhas e acha que já pode abrir um salão próprio. Quando de repente chega uma cliente para colorir suas madeixas de louro claro acinzentado e fica verde! HaHaHaHaHaHaHa.
Agora a gente ri mesmo, mas na hora é apavorante tanto pra cliente quando pra “profissional”. Esta por sua vez diz que houve uma falha na comunicação, que parte da culpa é da cliente e que a solução é só com a Dona T. (Tesoura)
Após essa saga da aprendizagem, estou na luta! Na luta de arrumar divulgação do meu trabalho e começar a mostrar ao mundo quem é Sixel, the hairstylist.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Bem Vindos!!!

Olá, eu sou a Sixel, esse é o meu blogspot e é aqui que vou confessar minhas angústias e comentar meus prazeres.... profissionais.

Sejam bem vindos ao CaRaCoL! Onde cabelo não é o problema e sim a solução!


Cabelo


Composição: Jorge Ben Jor/ Arnaldo Antunes


Cabelo, cabeleiraCabeluda, descabela

Cabelo, cabeleiraCabeluda, descabelada
Quem disse que cabelo não sente

Quem disse que cabeloNão gosta de pente

Cabelo quando cresce é tempo

Cabelo embaraçado é vento

Cabelo vem lá de dentro

Cabelo é como pensamento

Quem pensa que cabelo é mato

Quem pensa que cabelo é pasto

Cabelo com orgulho é crina

Cilindros de espessura fina

Cabelo quer ficar prá cima

Laque, fixador, gomalina
Cabelo, cabeleiraCabeluda, descabelada

Cabelo, cabeleiraCabeluda, descabelada
Quem quer a força de Sansão

Quem quer a juba de leão

Cabelo pode ser cortado

Cabelo pode ser comprido

Cabelo pode ser trançado

Cabelo pode ser tingido

Aparado ou escovado

Descolorido, descabelado

Cabelo pode ser bonito

Cruzado, seco ou molhado